\\ \\ \\ \\ \\ \\ {{ :playground:logoservicenet.jpg |}} \\ \\ \\ \\ \\ \\ ======Configuração de PinPad Externo no POS Virtual====== \\ \\ \\ \\ ====== Guia Geral de Configuração de PinPad Externo no POS Virtual ====== \\ \\ \\ ===Informações Confidenciais=== \\ Este documento contém informações confidenciais. A posse destas informações é permitida apenas às pessoas que a Servicenet a tenha concedido. Caso você não tenha permissão para estar em posse deste documento, entre em contato com a Servicenet através do email [[suporte@servicenet.com.br|suporte@servicenet.com.br]] e apague imediatamente este documento. A posse deste documento só poderá ocorrer caso você (ou a empresa que você representa) tenha o contrato de confidencialidade assinado e estabelecido com a Servicenet. A divulgação parcial ou total deste documento será considerada como quebra do contrato de confidencialidade e a empresa responsável será penalizada como estabelecido nas cláusulas do contrato. ---- ===Copyright=== \\ Todo material intelectual aqui definido, é de propriedade exclusiva da Servicenet Tecnologia LTDA. A publicação, transmissão, distribuição, reprodução deste documento parcial ou total sem autorização é crime segundo a Lei de número 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998. ---- {{:playground:logoservicenet.jpg?80|}} ---- ===Conteúdo=== - Introdução - Configuração no Sistema operacional - Configuração no Gestor Kronos - Configuração no POS Virtual - Contatos Suporte ---- {{:playground:logoservicenet.jpg?80|}} ---- ====== 1 Introdução ====== Nesse manual vamos descrever passo a passo o procedimento de configuração do PinPad Externo no POS Virtual, bem como as configurações necessárias no sistema e gestor Kronos para o correto funcionamento do dispositivo. ---- ====== 2 Configuração no Sistema operacional ====== Inicialmente, se faz necessário estar com o pinpad instalado e configurado corretamente no computador. Abaixo você verá um breve passo a passo de como configurar corretamente o seu Pinpad para Sistemas Operacionais Linux e Windows: **--- Para sistemas Linux:** É de extrema importância conhecer a porta do sistema que o Pinpad utilizará para que seja configurada no gestor Kronos e no terminal. Para identificarmos a porta, ainda com o Pinpad desconectado, execute o comando: **$ sudo dmesg -c** Em seguida, conecte o Pinpad na porta USB e execute o comando: **$ dmesg** Serão exibidas informações sobre o novo dispositivo conectado (no caso o Pinpad), conforme a imagem abaixo: {{ :manuais:dmesg_linux.png |[Imagem dmesg]}} Observe que a última linha contém a informação que precisamos. Sabendo qual a porta de comunicação utilizada, é necessário dar permissão ao usuário no qual a aplicação do POS virtual será executada. Para isso, utilize o comando: **$ sudo chmod 777 /dev/ttyACM0** **Obs.:** No nosso exemplo, o Pinpad se comunica através da porta **'ttyACM0'**. Logo, é necessário inserir corretamente a informação com a respectiva porta obtida no passo anterior. O próximo passo é identificarmos qual porta o Wine utiliza, visto que esse aplicativo emula uma porta de comunicação física, fazendo com que a aplicação do POS virtual se comunique com o Pinpad. Para isso navegue até a pasta 'home' do seu usuário (pode ser utilizado o comando: **$ cd** ) em seguida entre na pasta de configuração de listagem dos dispositivos no Wine, através do comando. **$ cd .wine/dosdevices** Em seguida, liste os arquivos que estão presentes no diretório através do comando **$ ls -l** , conforme imagem abaixo: {{ :manuais:listagem_devices_wine.png |[imagem_listagem]}} Observe qual o número da porta 'com' que faz referência à porta física no qual o Pinpad está conectado. Em nosso exemplo, a porta de referência foi a 'com33'. {{ :manuais:referencia_porta_com.png |[imagem_referencia_com]}} Dessa forma, finalizamos a parte de configuração no Sistema operacional Linux. **Obs.:** para conferir se o dispositivo está se comunicando corretamente ao sistema, bem como se o processo que informa o tráfego de dados entre o Pinpad e o sistema está ativo, execulte o comando: **$ cat /proc/devices |grep -y tty** Verifique se o serviço referente ao à porta física utilizada está listado. **--- Para sistemas Windows:** [Em breve...] ---- ===== 3 Configuração no Gestor Kronos ====== Para configurar o terminal, navegue a partir dos menus Rede >> Infra >> Terminal ou pelo link https://kronos.servicenet.com.br/rede/terminal/listar/ Preencha corretamente os campos com as informações correspondentes ao terminal no qual o pinpad será configurado (pode ser utilizado o ID Terminal ou número do terminal a fim de efetuar uma busca com mais rapidez) e clique 'Pesquisar'. Em seguida, clique no primeiro botão contido no campo do terminal listado para editar as configurações do mesmo. Na aba 'Configuração' do terminal, role até o fim da página onde estão os campos 'Tipo PinPad' e 'PortaPinPad'. Selecione o modelo do PinPad (no nosso caso, utilizamos um Gertec USB) e a informação referente ao número da porta 'com' encontrado nos tópicos anteriores. {{ :manuais:config_porta_kronos.png |[imagem_config_kronos]}} Feito isso, basta salvar as configurações. ---- ===== 4 Configuração no POS Virtual ====== Antes de prosseguir com a configuração, é necessário que seja feita uma inicialização do POS para que os dados alterados no gestor Kronos sejam carregado para o terminal. Após realizar o procedimento de inicialização, realizar uma abertura e seguir o procedimento abaixo: Navegar até o menu de configurações (Tecla 'função' > '2 - Configuração') {{ :manuais:confi_pos.png |[img_config]}} Selecionar o menu '5 - Config PinPad Externo' {{ :manuais:pin_ex_pos.png |[img_pin_ex]}} Aperte a tecla Verde mais uma vez e defina a porta que foi configurada no Kronos (Mesmo que o número esteja igual, para evitar falhas no processo de comunicação) {{ :manuais:nova_porta_pos.png |[nova_porta]}} Após realizados esses procedimentos, o POS já estará apto a realizar operações utilizando o PinPad Externo. ---- ===== 5 Contatos Suporte ===== Em caso de dúvidas ou outras solicitações, basta entrar em contato conosco através de uma de nossas vias de atendimento. * +55 (83) 3576-6225 * +55 (83) 98112-5775 * **Email:** suporte@servicenet.com.br