\\ \\ \\ \\ \\ \\ {{ :playground:logoservicenet.jpg |}} \\ \\ \\ \\ \\ \\ ======Procedimento de Estorno de Transações====== \\ \\ \\ \\ ====== Manual Básico para Realizar Procedimento de Estorno de Transações ====== \\ \\ \\ ===Informações Confidenciais=== \\ Este documento contém informações confidenciais. A posse destas informações é permitida apenas às pessoas que a Servicenet a tenha concedido. Caso você não tenha permissão para estar em posse deste documento, entre em contato com a Servicenet através do email [[suporte@servicenet.com.br|suporte@servicenet.com.br]] e apague imediatamente este documento. A posse deste documento só poderá ocorrer caso você (ou a empresa que você representa) tenha o contrato de confidencialidade assinado e estabelecido com a Servicenet. A divulgação parcial ou total deste documento será considerada como quebra do contrato de confidencialidade e a empresa responsável será penalizada como estabelecido nas cláusulas do contrato. ---- ===Copyright=== \\ Todo material intelectual aqui definido, é de propriedade exclusiva da Servicenet Tecnologia LTDA. A publicação, transmissão, distribuição, reprodução deste documento parcial ou total sem autorização é crime segundo a Lei de número 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998. ---- {{:playground:logoservicenet.jpg?80|}} ---- ===Conteúdo=== - Introdução - Procedimento de Estorno de Transações - Contatos Suporte ---- {{:playground:logoservicenet.jpg?80|}} ---- ===== 1 Introdução ===== Para utilizarmos a aplicação ServiceNet nos diversos modelos de POS’s existentes no mercado é necessário que tudo esteja bem configurado, esse é um manual básico, mais como um tutorial mostrando como realizar o estorno de uma transação. Nas próximas seções mostraremos como deve ser realizado o procedimento para que seja realizado o estorno de uma transação, mostrando o passo a passo necessário para realizar o procedimento. ---- ===== 2 Procedimento de Estorno de Transações ===== Em alguns casos será necessário realizar o estorno de uma transação, por motivos diversos. Portanto segue o passo a passo de quais métodos disponibilizamos para que o cancelamento seja feito. **Estorno Via POS** Ao selecionar a opção de estorno você terá duas opções, solicitar estorno e executar estorno. {{:manuais:tela32pos.png|}} A operação de estorno será feito em três vias. Primeiro, você irá solicitar o estorno, irá digitar o lote da conta, o número do documento e irá passar a conta ou digitar manualmente conforme será mostrado na imagem abaixo. {{:manuais:tela33pos.png|}} {{:manuais:tela34pos.png|}} {{:manuais:tela35pos.png|}} {{:manuais:tela36pos.png|}} Segundo, uma vez realizado a solicitação do estorno, você irá entrar em contato com seu gestor para ter a autorização para executar o estorno. Terceiro, uma vez autorizado você poderá selecionar a opção de executar o estorno. **Estorno Via Gestor Kronos** Antes de tudo verifique se o terminal que foi passado a transação está aberto. Só será possível realizar o cancelamento via gestor se o terminal estiver aberto. Para verificar se o terminal está aberto basta acessar no kronos o menu Movimento > Fechamento: https://kronos.servicenet.com.br/movimento/fechamento/listar/ inserir o id terminal do terminal que a transação foi passada e realizar a pesquisa. Feito a verificação, deve ser acessado o menu Movimento > Estorno Automático: https://kronos.servicenet.com.br/movimento/estorno/automatico/ preencher os campos de acordo com o desejado e realizar pesquisa. Uma vez detectado a transação basta clicar em 'Estornar'. **OBS:** Caso seja realizado um dos procedimentos acima e o problema não tenha sido resolvido deve ser feito o contato com equipe da servicenet de imediato durante o horário comercial. **OBS 2: Qualquer uma das tentativas de estorno acima só serão válidas se for solicitado no mesmo dia que o pagamento foi efetivado. Caso seja referente a uma transação realizada em dia(s) anterior(es), favor entrar em contato com nossa equipe para que possam ser separados os logs para encaminhamento ao Banco.** ---- ===== 3 Contatos Suporte ===== Em caso de dúvidas ou outras solicitações, basta entrar em contato conosco através de uma de nossas vias de atendimento. * +55 (83) 3576-6225 * +55 (83) 98112-5775 * **Email:** suporte@servicenet.com.br