\\ \\ \\ \\ \\ \\ {{ :playground:logoservicenet.jpg |}} \\ \\ \\ \\ \\ \\ ======Guia Geral de Recebimento e Conferencia de Contas ====== \\ \\ \\ \\ ====== Manual Geral de Recebimento e Conferencia de Contas ====== \\ \\ \\ ===Informações Confidenciais=== \\ Este documento contém informações confidenciais. A posse destas informações é permitida apenas às pessoas que a Servicenet a tenha concedido. Caso você não tenha permissão para estar em posse deste documento, entre em contato com a Servicenet através do email [[suporte@servicenet.com.br|suporte@servicenet.com.br]] e apague imediatamente este documento. A posse deste documento só poderá ocorrer caso você (ou a empresa que você representa) tenha o contrato de confidencialidade assinado e estabelecido com a Servicenet. 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A publicação, transmissão, distribuição, reprodução deste documento parcial ou total sem autorização é crime segundo a Lei de número 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998. ---- {{:playground:logoservicenet.jpg?80|}} ---- ===Conteúdo=== - Introdução - Fluxo Geral no Recebimento de Contas - Fluxo Geral no Pagamento de Saques - Fluxo Geral na Efetuação de Depósitos - Importancia do comprovante impresso no POS - Contatos Suporte ---- {{:playground:logoservicenet.jpg?80|}} ---- ===== 1 Introdução ===== Este manual tem por objetivo ser um guia geral do procedimento correto quanto ao recebimento de contas e conferencia de efetivação da mesma utilizando as ferramentas disponíveis no POS, bem como a ajuda do suporte da Servicenet Caso necessário. ---- ===== 2 Fluxo Geral no Recebimento de Contas (4/5 blocos) ===== \\ Para melhor entendimento, neste cenário chamaremos o cliente final (que tem a conta em mãos) de 'cliente' e o ponto de atendimento (que irá realizar o processamento da conta) de 'ponto'; \\ O fluxo de pagamento de contas 4/5 blocos deve ocorrer conforme passo a passo descrito abaixo: \\ - O cliente se dirige ao caixa com sua conta e o valor monetário referente a conta que deseja pagar e entrega ambos para o ponto. - O ponto munido tanto do valor financeiro como do papel a ser processado inicia o procedimento padrão de recebimento - Através do POS, seleciona o menu respectivo (4 ou 5 blocos) e realiza a tentativa de processamento da conta - Aguarda o processamento da conta até impressão do comprovante através do POS - Com comprovante em mãos, o ponto entrega a via para o cliente, bem como o devido troco (caso seja devido) \\ Obs.: Ainda dentro desse fluxo, caso em qualquer uma das etapas o ponto tenha dificuldade de entendimento do processo, o mesmo deve entrar em contato com a central de relacionamento para sanar suas dúvidas / dificuldades ou até solicitar o agendamento de um treinamento caso acredite necessário. \\ Obs2.: Toda e qualquer transação só deve ser considerada efetivada caso tenha seu comprovante devidamente impresso NO POS. Apenas a impressão no POS é capaz de efetivar corretamente a transação tanto no B.B. quanto nos sistemas Servicenet. ===== 3 Fluxo Geral no Pagamento de Saques ===== \\ Este fluxo serve tanto para saques em conta corrente, quanto saque poupança, bem como saque benefício (inss). Para melhor entendimento, neste cenário chamaremos o cliente final (que tem o cartão em mãos) de 'cliente' e o ponto de atendimento (que irá realizar o processamento do saque) de 'ponto'; \\ O fluxo de saque conta corrente / conta poupança / benefício (inss) deve ocorrer conforme passo a passo descrito abaixo: \\ - O cliente se dirige ao caixa com seu cartão e solicita um saque informando o valor que deseja sacar para o ponto. - O ponto munido da informação sobre o valor a ser sacado inicia o procedimento padrão de saque - Através do POS, seleciona o menu respectivo para o saque desejado, selecionando conta correte/poupança ou benefício e realiza a tentativa de processamento do saque - Aguarda o processamento do saque até impressão do comprovante através do POS - Com comprovante em mãos, o ponto deve conferir o valor sacado no comprovante para obter a certeza quanto ao valor que deve entregue. O ponto deve entregar a via do cliente do comprovante, bem como o valor relativo ao saque \\ Obs.: Ainda dentro desse fluxo, caso em qualquer uma das etapas o ponto tenha dificuldade de entendimento do processo, o mesmo deve entrar em contato com a central de relacionamento para sanar suas dúvidas / dificuldades ou até solicitar o agendamento de um treinamento caso acredite necessário. \\ Obs2.: Toda e qualquer transação só deve ser considerada efetivada caso tenha seu comprovante devidamente impresso NO POS. Apenas a impressão no POS é capaz de efetivar corretamente a transação tanto no B.B. quanto nos sistemas Servicenet. ===== 4 Fluxo Geral na Efetuação de Depósitos ===== \\ Para melhor entendimento, neste cenário chamaremos o cliente final (que tem o cartão em mãos) de 'cliente' e o ponto de atendimento (que irá realizar o processamento do depósito) de 'ponto'; \\ O fluxo de depósito deve ocorrer conforme passo a passo descrito abaixo: \\ - O cliente se dirige ao caixa com a informação do beneficiário e valor que deseja depositar, entregando o valor ao ponto junto com a informação. - O ponto munido da informação sobre o valor a ser depositado inicia o procedimento padrão de depósito - Através do POS, seleciona o menu respectivo para o depósito, inserindo conta correte (ou poupança), agencia, variação e valor, seguindo, realiza a tentativa de processamento do depósito - Confere após a consulta de favorecido, as informações do beneficiário e valor junto ao cliente para ter a certeza que os dados estão corretos antes de confirmar a transação - Aguarda o processamento do depósito até impressão do comprovante através do POS - O ponto deve entregar a via do cliente do comprovante \\ Obs.: Ainda dentro desse fluxo, caso em qualquer uma das etapas o ponto tenha dificuldade de entendimento do processo, o mesmo deve entrar em contato com a central de relacionamento para sanar suas dúvidas / dificuldades ou até solicitar o agendamento de um treinamento caso acredite necessário. \\ Obs2.: Toda e qualquer transação só deve ser considerada efetivada caso tenha seu comprovante devidamente impresso NO POS. Apenas a impressão no POS é capaz de efetivar corretamente a transação tanto no B.B. quanto nos sistemas Servicenet. ===== 5 Importancia do comprovante impresso no POS ===== \\ Conforme já citado nas observações em cada um dos fluxos, apenas o comprovante impresso no POS deve ser levado em consideração para certeza de efetivação das transações. Adicionalmente a essa informação, alguns detalhes também são importantes no que se diz respeito ao fluxo das transações e comprovantes: \\ - Toda e qualquer transação só deve ser considerada efetivada caso tenha seu comprovante devidamente impresso no POS. Apenas a impressão no POS é capaz de efetivar corretamente a transação tanto no B.B. quanto nos sistemas Servicenet. - O sistema de gestão Kronos possui os comprovantes como forma apenas de CONSULTA, não sendo orientado de forma alguma que o mesmo seja utilizado como comprovação de pagamento / envio para o cliente imprimir de qualquer outra forma. Apenas a impressão no POS é válida como comprovação do pagamento, este é o único meio no qual o ponto deve confiar para realizar quaisquer pagamentos (para casos de saque) para clientes finais. - É orientado expressamente que todo ponto realize diariamente a sua conferencia de caixa, com objetivos de identificar possíveis diferenças de caixas ainda em dia atual para que seja realizada análise em tempo real pelo atendimento / suporte (tanto call center quanto Servicenet). - Sempre que o ponto tiver problemas em transações (qualquer transação), o mesmo deve realizar a consulta da conta através do próprio POS com o objetivo de identificar se a mesma está ou não efetivada, podendo imprimir corretamente o comprovante da conta no próprio POS em caso positivo e solicitar tentativa de cancelamento em caso negativo (para casos onde não consiga imprimir o comprovante no POS). - Todo e qualquer caso que fuja da orientação acima deve ser tratado como erro operacional e o ponto / atendente deve ser devidamente treinado para compreender a situação e ter a capacidade de esclarecer as informações para o ponto / cliente final conforme os detalhes passados neste e-mail. \\ ===== 6 Contatos Suporte ===== Em caso de dúvidas ou outras solicitações, basta entrar em contato conosco através de uma de nossas vias de atendimento. * +55 (83) 3576-6225 * +55 (83) 98112-5775 * **Email:** suporte@servicenet.com.br