\\ \\ \\ \\ \\ \\ {{ :playground:logoservicenet.jpg |}} \\ \\ \\ \\ \\ \\ ======Pagamento de Conta em Lote POS virtual e suas Opções====== \\ \\ \\ \\ ====== Manual Básico Demostrando o Pagamento de Conta em Lote POS Virtual e suas Opções ====== \\ \\ \\ ===Informações Confidenciais=== \\ Este documento contém informações confidenciais. A posse destas informações é permitida apenas às pessoas que a Servicenet a tenha concedido. Caso você não tenha permissão para estar em posse deste documento, entre em contato com a Servicenet através do email [[suporte@servicenet.com.br|suporte@servicenet.com.br]] e apague imediatamente este documento. A posse deste documento só poderá ocorrer caso você (ou a empresa que você representa) tenha o contrato de confidencialidade assinado e estabelecido com a Servicenet. A divulgação parcial ou total deste documento será considerada como quebra do contrato de confidencialidade e a empresa responsável será penalizada como estabelecido nas cláusulas do contrato. ---- ===Copyright=== \\ Todo material intelectual aqui definido, é de propriedade exclusiva da Servicenet Tecnologia LTDA. A publicação, transmissão, distribuição, reprodução deste documento parcial ou total sem autorização é crime segundo a Lei de número 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998. ---- {{:playground:logoservicenet.jpg?80|}} ---- ===Conteúdo=== - Introdução - Pagamento de Conta em Lote Virtual e suas Opções - Definir Modo Padrão de Recebimento - Contatos Suporte ---- {{:playground:logoservicenet.jpg?80|}} ---- ===== 1 Introdução ===== Para utilizarmos a aplicação ServiceNet nos diversos modelos de POS’s existentes no mercado é necessário que tudo esteja bem configurado, esse é um manual básico, mais como um tutorial mostrando o pagamento de conta em lote e suas opções, podendo assim servir de auxílio na hora de realizar o procedimento. Nas próximas seções mostraremos como é o procedimento de pagamento de conta em lote e suas opções, mostrando o passo a passo necessário para realizar o procedimento. ---- ===== 2 Pagamento de Conta em Lote POS Virtual e suas Opções ===== O modo de configuração do terminal em relação ao recebimento de contas em lote ficará a escolha do gestor, estaremos apresentando logo abaixo os modos de operações disponíveis para os POS. A configuração para exibição do menu de recebimento de contas em lote no POS é realizada através do Kronos, link: (https://kronos.servicenet.com.br), selecione no menu Rede > Infra > Terminal e pesquise o número do terminal que deseja realizar as configurações. {{:manuais:manual_17_1.png|}} Obs: Para habilitar o menu no POS clique na edição do terminal e marque a checkbox 'Receber Contas em Lote' na aba de Configuração. Obs1: Para entrar na tela de configuração do terminal clique na bandeirinha conforme apontado na imagem a cima. Na tela de configuração do terminal você terá algumas opções, em primeiro instante a fim de demonstração deixaremos marcado apenas a opção 'Exibir Saldo Lote Contas'. {{:manuais:manual_17_2.png|}} No POS, realize a abertura do POS virtual, após realizado o procedimento de abertura, vá até o menu de 'Lote Conta' (Recebimento > Conta > Lote Conta) que estará habilitado após configurações anteriores. {{:manuais:tela01lt.png|}} {{:manuais:tela02lt.png|}} {{:manuais:tela03lt.png|}} ===== 2.1 Exibir Saldo Lote Contas ===== Após realizado a marcação da opção 'Exibir Saldo Lote Contas', será necessário realizar o procedimento de inicialização para que o POS faça as alterações necessárias. Após realizado a inicialiação, selecione a opção 'Lote Conta', será solicitado que você insira o valor recebido, após digitar, tecle 'Enter'. {{:manuais:tela04lt.png|}} Logo em seguida será pedido que você passe a conta no leitor. {{:manuais:tela05lt.png|}} Após passar a conta no leitor na próxima tela será perguntado se você deseja passar outra 'Cta' e será exibido o saldo, caso deseje passar uma nova conta tecle '1'. {{:manuais:tela06lt.png|}} Para fins de demostração escolhemos passar outra conta, será pedido que seja passado a conta no leitor e conforme a tela anterior será perguntado se deseja passar outra 'Cta' e exibido o saldo. {{:manuais:tela07lt.png|}} Ao escolher não passar outra 'Cta', será necessário a confirmação das contas que você passou conforme mostra as imagens abaixo, {{:manuais:tela08lt.png|}} {{:manuais:tela09lt.png|}} Após as contas passadas serem processados, será exibido uma tela do troco do cliente assim como um resumo das contas processadas, valor recebido e troco no bloco de notas ao lado. {{:manuais:tela10lt.png|}} ===== 2.2 Pagar Direto no Lote Contas ====== Caso você opte pela opção 'Pagar Direto no Lote Contas' na configuração do terminal. {{:manuais:manual_17_4.png|}} Após realizar a marcação dessa opção será necessário que você realize o procedimento de inicialização para que o POS faça as alterações necessárias. Feito o procedimento citado acima, vá até o menu 'Lote Conta' no POS. Será exibido que você passe a conta no leitor. {{:manuais:tela16lt.png|}} Logo em seguida após passar a conta, será perguntado se você deseja passar outra conta e informará o valor das contas já passadas. {{:manuais:tela17lt.png|}} A fim de demonstração escolhemos passar outra conta, será necessário passar a conta no leitor conforme o passo anterior e será exibido o valor total das contas que foram passadas. {{:manuais:tela18lt.png|}} Ao escolher não passar mais conta será exibido a tela onde irá perguntar o valor recebido. {{:manuais:tela19lt.png|}} Após inserir o valor recebido, será exibido uma tela do troco do cliente assim como um resumo das contas processadas, valor recebido e troco no bloco de notas ao lado. {{:manuais:tela20lt.png|}} ===== 2.3 Exibir Saldo Lote Contas e Pagar Direto no Lote Contas ===== Caso você opte pelas duas opções na configuração do terminal. {{:manuais:manual_17_5.png|}} Após realizar a marcação das opções será necessário que você realize o procedimento de inicialização para que o POS faça as alterações necessárias. Feito o procedimento citado acima, vá até o menu 'Lote Conta' no POS. Será exibido a tela para que você informe o valor recebido. {{:manuais:tela11lt.png|}} Após inserir o valor, será necessário que você passe a conta no leitor. {{:manuais:tela12lt.png|}} Após passar a conta no leitor na próxima tela será perguntado se você deseja passar outra 'Cta' e será exibido o saldo, caso deseje passar uma nova conta tecle '1'. {{:manuais:tela13lt.png|}} Para fins de demostração escolhemos passar outra conta, será pedido que seja passado a conta no leitor e conforme a tela anterior será perguntado se deseja passar outra 'Cta' e exibido o saldo. {{:manuais:tela14lt.png|}} Ao escolher não passar mais conta será exibido uma tela do troco do cliente assim como um resumo das contas processadas, valor recebido e troco no bloco de notas ao lado. {{:manuais:tela15lt.png|}} Obs: Com essa configuração não será necessário a confirmação das contas. ===== 3 Definir Modo de Recebimento Padrão ===== Por padrão o modo de recebimento do POS é de **'Recebimento Unitário'** (fora do menu de 'LOTE CONTA), ou seja, após o operador entrar no menu de recebimento e realizar o recebimento dessa conta, é necessário que o mesmo entre novamente no menu para realizar o recebimento de outra conta. {{:manuais:padrao_recebimento.png|}} Conforme imagem acima, é possível realizar a alteração desse padrão de recebimento. Selecionando a opção **'Recebimento por Lote'**. Após essa alteração é necessário a realização do procedimento de inicialização para que o POS faça as alterações necessárias. Uma vez realizado as configurações, na tela inicial após a abertura o operador pode teclar 'Enter'. {{:manuais:padrao_recebimento_01.png|}} No menu de função, 'Enter' novamente. {{:manuais:padrao_recebimento_02.png|}} Será exibido a tela conforme menu de recebimento em lote {{:manuais:padrao_recebimento_03.png|}} **Obs:** O modo de operação que o POS irá trabalhar será conforme definido dos pontos 2.1, 2.2 ou 2.3. ---- ===== 4 Contatos Suporte ===== Em caso de dúvidas ou outras solicitações, basta entrar em contato conosco através de uma de nossas vias de atendimento. * +55 (83) 3576-6225 * +55 (83) 98112-5775 * **Email:** suporte@servicenet.com.br