\\ \\ \\ \\ \\ \\ \\ \\ {{ :manuais:logo-snet.png?nolink&200|}} ====== Manual Básico de Implantação do Ponto no Kronos ====== \\ ===== Introdução ===== Para utilizarmos à aplicação **ServiceNet** nos diversos modelos de POS’s existentes no mercado é necessário ser realizado os procedimentos de cadastro no nosso **Gestor Web Kronos**. Desenvolvido para melhorar, facilitar, agilizar e, o mais importante, satisfazer o usuário que utilizará esta ferramenta para gerenciar sua rede de forma simples e organizada. Abaixo mostraremos como são realizados os cadastros e o significado de cada campo referente às telas mostradas. ---- ===== 1. Sub-Rede ===== \\ É a divisão de uma arrecadadora onde se agrupa certa quantidade de terminais. Por exemplo, uma arrecadadora de um determinado estado divide sua rede por cidades, essa divisão chamamos de **sub-rede**. Para criação da **sub-rede** seguimos o menu //Início > Rede > Infra > Sub-rede.// {{:manuais:cadastro_subrede_img_001.png?nolink|}} Para o cadastro, será selecionado o botão {{:manuais:cadastro_convenios_proprios_img_001.png?nolink|}} que fica localizado no canto superior direito da tela: {{:manuais:cadastro_subrede_img_002.png?nolink|}} Após selecionar o botão **Nova**, mostrará a tela com os campos para o cadastro da Sub-rede. Segue imagem à abaixo: {{:manuais:cadastro_subrede_img_003.png?nolink|}} Para finalizar o cadastro da **Sub-rede**, é necessário que os campos mostrados na imagem sejam devidamente preenchidos. - **Nome** - Nome da sub-rede; - **Nome POS** - Preencha com o nome que será impresso no comprovante. - **CheckBox Próprio** - Informa que os estabelecimentos vinculados a essa sub-rede serão postos próprios. ---- ===== 2. Estabelecimento ===== \\ São pontos de vendas ou locais onde são realizados os recebimentos de contas, pagamentos de benefícios e venda de produtos. Por exemplo, recarga de celular e outros de acordo com sua empresa. As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro do Estabelecimento no **Gestor Web Kronos**. Para criação do **estabelecimento** seguimos o menu //Início > Rede > Infra > Estabelecimento.// {{:manuais:cadastro_estabelecimento_img_001.png?nolink|}} Para o cadastro, será selecionado o botão {{:manuais:cadastro_convenios_proprios_img_001.png?nolink|}} que fica localizado no canto superior direito da tela: {{:manuais:cadastro_estabelecimento_img_002.png?nolink|}} \\ Após selecionar o botão **Novo**, mostrará a tela com os campos para o cadastro do **Estabelecimento**. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento de quatro abas que são: \\ \\ 1. Identificação; \\ 2. Endereço e Contato; \\ 3. Sócios ; \\ 4. Coban. \\ \\ Cada função será habilitada de acordo com a necessidade da empresa. Iremos começar pela **Identificação**: {{:manuais:cadastro_estabelecimento_img_003.png?nolink|}} Os campos a serem preenchidos da aba de **Identificação** são: - **Segmento** - Informação de qual área segue o estabelecimento; - **Número Estabelecimento** - Esse campo deve conter 15 dígitos; - **Razão Social** – É o nome devidamente registrado da empresa; - **Nome Fantasia** – Nome comercial do estabelecimento; - **Sub-rede** – Nome da sub-rede cadastrada; - **CNPJ** – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica; - **Insc. Estadual** – Registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual; - **Número Contrato** – Essa informação é gerada de acordo com o padrão de cadastro da empresa; - **Ativo** - Essa opção ativa o Estabelecimento para realizar os procedimentos normais de acordo com sua empresa. Esta opção estando desmarcado, o Estabelecimento fica impossibilitado de realizar qualquer tipo de transação. \\ \\ Abaixo mostraremos a aba **Endereço e Contato**: {{:manuais:cadastro_estabelecimento_img_004.png?nolink|}} Os campos a serem preenchidos da aba de **Endereço e Contato** são: - **Logradouro** – Rua/Avenida; - **Endereço** – Endereço geral; - **Número** – Número do estabelecimento; - **Complemento** – Complemento caso necessário; - **Bairro** – Bairro onde situado o estabelecimento; - **Estado** - Estado onde situado o estabelecimento; - **Cidade** – Cidade onde situado o estabelecimento; - **CEP** – CEP do estabelecimento; - **DDD** – Prefixo do Telefone; - **Telefone** – Telefone do estabelecimento; - **DDD 2** – Prefixo do segundo Telefone; - **Telefone 2** – Segundo Telefone; - **Nome Contato** – Nome do encarregado pelo contato do estabelecimento; - **E-mail** – Email do encarregado pelo contato; - **Consultor** – Selecionar consultor já cadastrado; - **Método de Contato** – Método para contato com o encarregado pelo estabelecimento. \\ \\ A imagem abaixo mostra a aba **Sócios**, onde os campos a serem preenchidos indicam os dados pessoais dos possíveis sócios do Estabelecimento. {{:manuais:cadastro_estabelecimento_img_005.png?nolink|}} \\ \\ A imagem abaixo refere-se a aba **Coban**, onde são habilitados os pontos para operarem como correspondentes bancários. É necessário o preenchimento correto dessas informações, as mesmas são cedidas pelo banco correspondente. {{:manuais:cadastro_estabelecimento_img_006.png?nolink|}} - **Coban** – Informações fornecidas pelo Banco ; - **MCI** – Informações fornecidas pelo Banco ; - **Agência** – Informações fornecidas pelo Banco ; ---- =====Observação ⚠️===== \\ É de suma importância que sejam verificadas as informações e preenchidas, corretamente, para evitar diversos tipos de problemas que comprometem a operabilidade do ponto. ---- ===== 3. Loja ===== \\ Sua função é dividir e organizar os terminais dentro do **Estabelecimento**. Toda loja, obrigatoriamente, está vinculada a um **Estabelecimento** que, por sua vez, pode conter várias **Lojas**. As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro da Loja no **Gestor Web Kronos**. Para criação da **loja** seguimos o menu //Início > Rede > Infra > Loja > Listar.// {{:manuais:cadastro_loja_img_001.png?nolink|}} Para o cadastro, será selecionado o botão {{:manuais:cadastro_convenios_proprios_img_001.png?nolink|}} que fica localizado no canto superior direito da tela: {{:manuais:cadastro_loja_img_002.png?nolink|}} \\ Após selecionar o botão **Novo**, mostrará a tela com os campos para o cadastro da **Loja**. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento de oito abas que são: \\ \\ 1. Identificação; \\ 2. Endereço; \\ 3. Depósito; \\ 4. Coban; \\ 5. Conv. Próprios; \\ 6. Recarga; \\ 7. Conciliação Fixa; \\ 8. Mapa Alívio Gerencial. \\ \\ Cada função será habilitada de acordo com a necessidade da empresa. Iremos começar pela **Identificação**: {{:manuais:cadastro_loja_img_003.png?nolink|}} Os campos a serem preenchidos da aba de Identificação são: - **Segmento** – - **Estabelecimento** – - **CNPJ** – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica; - **Razão Social** – - **Nome Fantasia** – - **Consultor** – - **Número Loja** – - **Controle Interno** – - **Tipo Loja** – - **Ativo** – Essa opção ativa a Loja para realizar os procedimentos normais de acordo com sua empresa. Esta opção estando desmarcado, a Loja fica impossibilitada de realizar qualquer tipo de transação; \\ \\ \\ Abaixo mostraremos a aba **Endereço**: {{:manuais:cadastro_loja_img_004.png?nolink|}} Os campos a serem preenchidos da aba de **Endereço** são: - **Região** – - **Endereço** – Endereço geral; - **Número** – Número do estabelecimento; - **Complemento** – - **Agência Malote** – - **Bairro** – - **Filtrar Cidade por UF** – - **Cidade** – - **CEP** – - **Cidade Malote** – - **DDD** – - **Telefone** – - **Ramal** – - **Nome para entrar em contato** – \\ \\ Abaixo mostraremos a aba **Depósito**, onde todos os campos devem ser preenchidos de acordo com as informações bancárias da **Loja**: {{:manuais:cadastro_loja_img_005.png?nolink|}} **Depósito Identificado - Saque Fácil** - **Banco** – Banco utilizado pela Loja; - **Agência** – Número da agência; - **Conta** – Número da Conta Corrente; - **Favorecido** – Nome do favorecido da conta; - **CPF/CNPJ** – Cadastro de Pessoa Física / Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica; - **RG** – Documento Nacional de Identificação Civil; - **Órgão Emissor** – Órgão Emissor do RG. **Depósito Créditos - Dependendo das configurações da loja, a conta poderá ser usada para depósitos de alívio ou depósitos de crédito.** - **Banco** – Banco utilizado pela Loja; - **Agência** – Número da agência; - **Conta** – Número da Conta Corrente; - **Favorecido** – Nome do favorecido da conta; - **CPF/CNPJ** – Cadastro de Pessoa Física / Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica; **Conta Depósito Alívio - É a conta que receberá os valores de alívio automático de recarga e convênio para entidades que estejam configuradas para alívio automático por depósito.** - **Conta Corrente** - Número da conta para depósito. \\ \\ Abaixo mostraremos a aba **Coban**, onde são habilitados os pontos para operarem como correspondente bancários: {{:manuais:cadastro_loja_img_006.png?nolink|}} - **Utiliza Loja Transacional** - Caso essa loja opere para outro estabelecimento; - **Agência** – Número da agência - **Limite** – Valor máximo disponível para conta; - **Tipo Conciliação** – Digita o número do tipo de conciliação que a empresa utiliza. **0 (zero)** para conciliação no mesmo dia, **1 (um)** para conciliação no dia seguinte e **2 (dois)** para conciliação com dois dias. - **Limite Máximo p/ Controle LOD** - - **Taxa CGR** - - **Desconto Manual no CGR**- - **Habilitar Perfil GCB Automático** - - **Bloquear Recebimento via Coban** - Impede recebimento de produtos de coban; - **Processa GCB 24hs** - Processa o arquivo em um determinado horário; - **Migrado CBF801** - Utilizado quando um ponto sair de ACB para GCB; - **Controle Lod Automático** - - **Perfil Comissão** - Informa o perfil de comissão de uma loja; - **Meta** - Meta estipulada. \\ \\ Abaixo mostraremos a aba **Conv. Próprio**: {{:manuais:cadastro_loja_img_007.png?nolink|}} - **Limite Convênios** – Valor máximo disponivél para o convênio; - **Tipo Conciliação** – Digita o número do tipo de conciliação que a empresa utiliza. **0 (zero)** para conciliação no mesmo dia, **1 (um)** para conciliação no dia seguinte e **2 (dois)** para conciliação com dois dias. - **Dias para Geração dos Boletos para Alívios** - Se marcado algum dia, o BOT irá gerar boletos considerando o dia e tipo de conciliação; - **Bloquear Recebimento via Convênios** - Impede recebimentos de convênios. \\ \\ Abaixo mostraremos a aba **Recarga**: {{:manuais:cadastro_loja_img_008.png?nolink|}} - **Limite Recarga** – Valor máximo disponível para Recargas; - **Tipo Conciliação** – Digita o número do tipo de conciliação que a empresa utiliza. **0 (zero)** para conciliação no mesmo dia, **1 (um)** para conciliação no dia seguinte e **2 (dois)** para conciliação com dois dias; - **Perfil Recarga** - Define o perfil recarga vinculada a loja; - **Credencial Recarga** - Define a credencial vinculado a loja; - **Antecipar Comissão** – Desconta o valor da comissão no ato da venda; - **Bloquear Recebimento via Recarga** - Impede o recebimento de recarga; - **Dias para Geração dos Boletos para Alívios** - Se marcado algum dia, o BOT irá gerar boletos considerando o dia e tipo de conciliação. \\ \\ Abaixo mostraremos a aba **Conciliação Fixa**, onde pode ser indicado o tipo de conciliação de uma determinada loja: {{:manuais:cadastro_loja_img_009.png?nolink|}} - **Não Conciliar** - - **Conciliar até Limite** - - **Emissão Automática Alívio** - - **Conciliar Agrupado** - - **Emitir Boleto na Abertura** - - **Informar Sangria Fechamento** - - **Alívio por Depósito** - - **Marque o(s) dias(s) para Conciliação** - - **Conciliar com Confre** - - **Terminal para Alívio Automático** - - **Horário Início Atividades** - - **Horário Encerramento Atividades** - \\ \\ Abaixo mostraremos a aba **Mapa Alívio Gerencial** {{:manuais:cadastro_loja_img_010.png?nolink|}} ---- ===== 5. Terminal ===== \\ Para cada POS utilizado na empresa, é obrigatoriamente necessário ser criado um terminal. Para criação do **terminal** seguimos o menu //Início > Rede > Infra > Terminal.// {{:manuais:cadastro_terminal_img_001.png?nolink|}} Para o cadastro, será selecionado o botão {{:manuais:cadastro_convenios_proprios_img_001.png?nolink|}} que fica localizado no canto superior direito da tela: {{:manuais:cadastro_terminal_img_002.png?nolink|}} \\ Após selecionar o botão **Novo**, mostrará a tela com os campos para o cadastro do **terminal**. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento de quatro abas que são: \\ \\ 1. Principal; \\ 2. Configuração; \\ 3. Coban; \\ 4. Limites. \\ \\ Iremos começar pela **Principal**: {{:manuais:cadastro_terminal_img_003.png?nolink|}} Os campos a serem preenchidos da aba de **principal** são: - **Numero Terminal** - I; - **Estabelecimento** - E;