Este documento contém informações confidenciais. A posse destas informações é permitida apenas às pessoas que a Servicenet a tenha concedido. Caso você não tenha permissão para estar em posse deste documento, entre em contato com a Servicenet através do email suporte@servicenet.com.br e apague imediatamente este documento.
A posse deste documento só poderá ocorrer caso você (ou a empresa que você representa) tenha o contrato de confidencialidade assinado e estabelecido com a Servicenet.
A divulgação parcial ou total deste documento será considerada como quebra do contrato de confidencialidade e a empresa responsável será penalizada como estabelecido nas cláusulas do contrato.
Todo material intelectual aqui definido, é de propriedade exclusiva da Servicenet Tecnologia LTDA. A publicação, transmissão, distribuição, reprodução deste documento parcial ou total sem autorização é crime segundo a Lei de número 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
Nesse manual vamos descrever passo a passo o procedimento de configuração do PinPad Externo no POS Virtual, bem como as configurações necessárias no sistema e gestor Kronos para o correto funcionamento do dispositivo.
Inicialmente, se faz necessário estar com o pinpad instalado e configurado corretamente no computador. Abaixo você verá um breve passo a passo de como configurar corretamente o seu Pinpad para Sistemas Operacionais Linux e Windows:
— Para sistemas Linux:
É de extrema importância conhecer a porta do sistema que o Pinpad utilizará para que seja configurada no gestor Kronos e no terminal. Para identificarmos a porta, ainda com o Pinpad desconectado, execute o comando:
$ sudo dmesg -c
Em seguida, conecte o Pinpad na porta USB e execute o comando:
$ dmesg
Serão exibidas informações sobre o novo dispositivo conectado (no caso o Pinpad), conforme a imagem abaixo:
Observe que a última linha contém a informação que precisamos.
Sabendo qual a porta de comunicação utilizada, é necessário dar permissão ao usuário no qual a aplicação do POS virtual será executada. Para isso, utilize o comando:
$ sudo chmod 777 /dev/ttyACM0
Obs.: No nosso exemplo, o Pinpad se comunica através da porta 'ttyACM0'. Logo, é necessário inserir corretamente a informação com a respectiva porta obtida no passo anterior.
O próximo passo é identificarmos qual porta o Wine utiliza, visto que esse aplicativo emula uma porta de comunicação física, fazendo com que a aplicação do POS virtual se comunique com o Pinpad. Para isso navegue até a pasta 'home' do seu usuário (pode ser utilizado o comando: $ cd ) em seguida entre na pasta de configuração de listagem dos dispositivos no Wine, através do comando.
$ cd .wine/dosdevices
Em seguida, liste os arquivos que estão presentes no diretório através do comando $ ls -l , conforme imagem abaixo:
Observe qual o número da porta 'com' que faz referência à porta física no qual o Pinpad está conectado. Em nosso exemplo, a porta de referência foi a 'com33'.
Dessa forma, finalizamos a parte de configuração no Sistema operacional Linux.
Obs.: para conferir se o dispositivo está se comunicando corretamente ao sistema, bem como se o processo que informa o tráfego de dados entre o Pinpad e o sistema está ativo, execulte o comando: $ cat /proc/devices |grep -y tty Verifique se o serviço referente ao à porta física utilizada está listado.
— Para sistemas Windows:
[Em breve…]
Para configurar o terminal, navegue a partir dos menus Rede » Infra » Terminal ou pelo link https://kronos.servicenet.com.br/rede/terminal/listar/ Preencha corretamente os campos com as informações correspondentes ao terminal no qual o pinpad será configurado (pode ser utilizado o ID Terminal ou número do terminal a fim de efetuar uma busca com mais rapidez) e clique 'Pesquisar'. Em seguida, clique no primeiro botão contido no campo do terminal listado para editar as configurações do mesmo.
Na aba 'Configuração' do terminal, role até o fim da página onde estão os campos 'Tipo PinPad' e 'PortaPinPad'. Selecione o modelo do PinPad (no nosso caso, utilizamos um Gertec USB) e a informação referente ao número da porta 'com' encontrado nos tópicos anteriores.
Feito isso, basta salvar as configurações.
Antes de prosseguir com a configuração, é necessário que seja feita uma inicialização do POS para que os dados alterados no gestor Kronos sejam carregado para o terminal. Após realizar o procedimento de inicialização, realizar uma abertura e seguir o procedimento abaixo:
Navegar até o menu de configurações (Tecla 'função' > '2 - Configuração')
Selecionar o menu '5 - Config PinPad Externo'
Aperte a tecla Verde mais uma vez e defina a porta que foi configurada no Kronos (Mesmo que o número esteja igual, para evitar falhas no processo de comunicação)
Após realizados esses procedimentos, o POS já estará apto a realizar operações utilizando o PinPad Externo.
Em caso de dúvidas ou outras solicitações, basta entrar em contato conosco através de uma de nossas vias de atendimento.