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Para utilizarmos a aplicação ServiceNet nos diversos modelos de POS’s existentes no mercado é necessário que tudo esteja bem configurado, esse é um manual básico, mais como um tutorial mostrando como realizar as principais operações no POS virtual.
Nas próximas seções mostraremos como deve ser realizado o procedimento para que seja realizado as principais operações no POS virtual, mostrando o passo a passo necessário para realizar o procedimento.
Em primeiro instante, será necessário realizar a abertura do POS. Para isso, na tela de 'Fazer Abertura' do POS tecle '0', em seguida aparecerá uma nova tela para confirmar a abertura conforme as imagens abaixo, tecle '1'.
Nesse momento será solicitado que você digite o login, utilizando o teclado numérico insira o mesmo.
Da mesma forma que foi solicitado o login, será solicitado que você digite a senha.
Uma vez inserido o login e senha aguarde até que o POS apareça 'Abertura OK', em sequência a tela de 'Passar Conta', nesse momento tecle 'Esc' para ir para tela inicial do POS, exemplo na imagem abaixo.
Atalhos POS Virtual
É possível visualizar os atalhos que se encontra dos números 0 a 8.
Com POS Aberto:
- 1- 4 Blocos;
- 2- 5 Blocos
- 3- Produtos
- 4- Estorno
- 5- Alívio
- 6- Controle
- 7- Fechamento
- 8- Inicializar
Obs: 'Enter' é o atalho para o 'Menu Função'
Obs2: Asterisco (*) é o atalho para o 'Menu Principal'
Menu Principal
Para visualizar o menu principal tecle (*) ou clique no (#) no POS será mostrado uma tela como essa abaixo.
Recebimento
Ao selecionar a opção 'Recebimento' você terá duas opções assim como mostra a imagem abaixo, conta e deposito.
Conta:
Ao selecionar conta, você terá duas opções digitar o código de barra ou passar o código de barra no leitor.
Caso seja selecionado a opção de digitar o código de barra, será necessário que você informe o tipo do bloco.
Opção 1: Convênio
Opção 2: Ficha de Compensação ou Títulos
Caso seja selecionado a opção 'passar cb leitor' será exibido a seguinte tela.
Deposito:
Ao selecionar deposito, você terá duas opção, deposito em conta corrente ou conta poupança.
Caso seja selecionado a opção da conta corrente, será necessário que você preencha o número da agência, número da conta, valor e confirme os dados inseridos, conforme será mostrado nas telas abaixo.
Caso seja selecionado a opção da conta poupança, será necessário que você preencha o número da agência, número da conta, variação, valor e confirme os dados inseridos, conforme será mostrado nas telas abaixo.
Pagamento
Ao selecionar a opção de 'Pagamento' você terá três opções assim como mostra a imagem abaixo, beneficio INSS, conta corrente e ordem de pagamento.
Beneficio INSS: Ao selecionar essa opção será listado a opção como mostra a imagem abaixo.
Conta Corrente: Ao selecionar essa opção você poderá realizar um saque conforme mostra a imagem abaixo.
Ordem de Pagamento: Ao selecionar essa opção será necessário que você informe o CPF.
Produtos
Nessa opção do menu será listado os produtos que estão cadastrados, caso não tenha nenhum produto cadastrado será mostrado a tela conforme a imagem abaixo. Para realizar o cadastro dos produtos contate o seu gestor.
Relatórios
Ao selecionar a opção 'Relatórios', você terá duas opções assim como mostra a imagem abaixo, caixa e crédito digital.
Caixa:
Ao selecionar a opção caixa, você poderá tirar o relatório de movimento e o relatório total da sangria, conforme mostra a imagem abaixo.
Obs: Na hora de digitar a data que você quer que seja tirado o relatório basta apertar 'Enter' para que seja preenchido com o dia atual.
Crédito Digital:
Ao selecionar a opção de crédito digital, será necessário que você digite a data que você quer tirar o relatório. Caso deseje retirar do dia atual, basta apertar 'Enter' que será preenchido com a data do dia ou se preferir pode digitar manualmente.
Controle
Ao selecionar a opção 'Controle', você terá seis opção mostrado na tela conforme a imagem abaixo.
CobanBB:
Ao selecionar a opção 'Coban Bb' será listado quatro opções, Reimpressão de comprovante, consulta de alívio, consulta da conta e situação de beneficio.
Para reimpressão de comprovante será necessário que você passe a conta novamente ou digite manualmente.
Relatório de Erros:
Ao selecionar essa opção será realizado o envio dos logs conforme mostra a imagem abaixo.
Consulta Saldo:
Ao selecionar essa opção será realizado a consulta de saldo do estabelecimento conforme mostra a imagem abaixo.
Consulta de Alívio:
Ao selecionar a opção 'Cons Alivio' você obterá a situação de alívio atual.
Consulta Conta:
Essa opção é muito importante, em caso de erro em alguma operação é necessário que você anote o erro para posteriormente contata o seu gestor e na opção 'Consulta conta' será onde você irá verificar a situação da mesma.
Para isso você deverá passar a conta ou apertar 'Esc' para digitar manualmente conforme mostra a imagem abaixo.
Estorno
Ao selecionar a opção de estorno você terá duas opções, solicitar estorno e executar estorno.
A operação de estorno será feito em três vias. Primeiro, você irá solicitar o estorno, irá digitar o lote da conta, o número do documento e irá passar a conta ou digitar manualmente conforme será mostrado na imagem abaixo.
Segundo, uma vez realizado a solicitação do estorno, você irá entrar em contato com seu gestor para ter a autorização para executar o estorno.
Terceiro, uma vez autorizado você poderá selecionar a opção de executar o estorno.
Fechamento
Por fim, sempre que desejado fechar o POS virtual será necessário a realização de um fechamento. Para isso tecle '7' e aparecerá uma tela confirmando se você deseja realizar o fechamento conforme mostra a imagem abaixo.
Após confirmar a realização do fechamento será perguntado se você deseja que seja gerado um relatório de fechamento resumido, se sim tecle '1' se não tecle '2'.
Uma vez realizado o fechamento do POS virtual você agora pode fechar o POS clicando no 'X'. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o nosso suporte em qualquer uma de nossas vias de atendimento.
Em caso de dúvidas ou outras solicitações, basta entrar em contato conosco através de uma de nossas vias de atendimento.