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Software para Arrecadação de Contas





Manual Básico de Implantação do Ponto no Kronos




Informações Confidenciais


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A divulgação parcial ou total deste documento será considerada como quebra do contrato de confidencialidade e a empresa responsável será penalizada como estabelecido nas cláusulas do contrato.



Todo material intelectual aqui definido, é de propriedade exclusiva da Servicenet Tecnologia LTDA. A publicação, transmissão, distribuição, reprodução deste documento parcial ou total sem autorização é crime segundo a Lei de número 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.



Conteúdo

  1. Introdução
  2. Sube-Rede
  3. Estabelecimento
  4. Loja
  5. Terminal
  6. Operador
  7. Tarifas
  8. Tickets
  9. Contatos Suporte


1 Introdução

Para utilizarmos à aplicação ServiceNet nos diversos modelos de POS’s existentes no mercado é necessário ser realizado os procedimentos de cadastro no nosso Gestor Web Kronos desenvolvido para melhorar, facilitar, agilizar e o mais importante, satisfazer o usuário que utilizará esta ferramenta para gerenciar sua rede de forma simples e organizada.

Nas próximas seções mostraremos como são realizados os cadastros e o significado de cada campo referente as telas mostradas.


2 Sub-Rede

É a divisão de uma arrecadadora, onde se agrupa certa quantidade de terminais. Por exemplo, Uma arrecadadora de um determinado estado divide sua rede por cidades, essa divisão chamamos de sub-rede.

As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro da Sub-rede no Gestor Web Kronos, observe os campos a serem preenchidos e o que cada um significa.

Após clicar em Sub-rede aparecerá uma tela para pesquisar as Sub-redes já cadastradas e no canto superior direito um botão de Nova, como mostra a imagem abaixo.

Após selecionar o botão Nova, mostrará a tela com os campos para o cadastro da Sub-rede, como mostra a imagem abaixo.

Para finalizar o cadastro da Sub-rede é necessário que os campos abaixo sejam preenchidos devidamente.

  1. Nome - Nome da sub-rede;
  2. Nome POS - Preencha com o nome que será impresso no comprovante.
  3. CheckBox Próprio - Informa que os estabelecimentos vinculados a essa subrede serão postos próprios.

3 Estabelecimento

São pontos de vendas ou locais onde são realizados os recebimentos de contas, pagamentos de Benefícios e venda de produtos, como por exemplo, recarga de celular e outros de acordo com sua empresa.

As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro do Estabelecimento no Gestor Web Kronos, observe os campos a serem preenchidos e o que cada um significa.

Após clicar em Estabelecimento aparecerá uma tela para pesquisar os estabelecimentos já cadastrados e no canto superior direito um botão de Novo, como mostra a imagem abaixo.

Após selecionar o botão Novo, mostrará a tela com os campos para o cadastro do Estabelecimento. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento de 4 (quatro) abas que são: Identificação, Endereço e Contato, Sócios e Coban. Cada função será habilitada de acordo com a necessidade da empresa. A imagem abaixo mostra os campos da aba de Identificação.

Os campos a serem preenchidos da aba de Identificação são:

  1. Segmento - Informação de qual área segue o estabelecimento;
  2. Número Estabelecimento - Esse campo deve conter 15 dígitos;
  3. Razão Social – É o nome devidamente registrado da empresa;
  4. Nome Fantasia – Nome comercial do estabelecimento;
  5. Sub-rede – Nome da sub-rede cadastrada;
  6. CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
  7. Insc. Estadual – Registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual;
  8. Número Contrato – Essa informação é gerada de acordo com o padrão de cadastro da empresa;
    • Ativo - Essa opção ativa o Estabelecimento para realizar os procedimentos normais de acordo com sua empresa. Esta opção estando desmarcado, o Estabelecimento fica impossibilitado de realizar qualquer tipo de transação;

A imagem acima mostra a aba Endereço e Contato, onde todos os campos devem ser preenchidos para facilitar o cadastro do estabelecimento junto a empresa arrecadadora.

Os campos a serem preenchidos da aba de Endereço e Contato são:

  1. Logradouro – Rua/Avenida;
  2. Endereço – Endereço geral;
  3. Número – Número do estabelecimento;
  4. Complemento – Complemento caso necessário;
  5. Bairro – Bairro onde situado o estabelecimento;
  6. Estado - Estado onde situado o estabelecimento;
  7. Cidade – Cidade onde situado o estabelecimento;
  8. CEP – CEP do estabelecimento;
  9. DDD – Prefixo do Telefone;
  10. Telefone – Telefone do estabelecimento;
  11. DDD 2 – Prefixo do segundo Telefone;
  12. Telefone 2 – Segundo Telefone;
  13. Nome Contato – Nome do encarregado pelo contato do estabelecimento;
  14. E-mail – Email do encarregado pelo contato;
  15. Consultor – Selecionar consultor já cadastrado;
  16. Método de Contato – Método para contato com o encarregado pelo estabelecimento.

A imagem acima mostra a aba Sócios, onde os campos a serem preenchidos indicam os dados pessoais dos possíveis sócios do Estabelecimento.

A próxima imagem é sobre a aba Coban onde seram preenchidas de acordo com a necessidade de cada empresa, ou seja, só será necessário o cadastro da funcionalidade que a empresa contratou com a ServiceNet.

A imagem abaixo refere-se a aba Coban, onde são habilitados os pontos para operarem como correspondentes bancários. É necessário o preenchimento correto dessas informações que são cedidas pelo banco correspondente. Os campos a serem preenchidos são:

  1. Coban – Informações fornecidas pelo Banco ;
  2. MCI – Informações fornecidas pelo Banco ;
  3. Agência – Informações fornecidas pelo Banco ;

OBS.: É de suma importância que sejam verificadas as informações e preenchidas corretamente para evitar diversos tipos de problemas que comprometem a operabilidade do ponto.


4 Loja

Sua função é dividir e organizar os terminais dentro do Estabelecimento. Toda loja obrigatoriamente está vinculada a um Estabelecimento, que por sua vez, pode conter várias Lojas.

As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro da Loja no Gestor Web Kronos, observe os campos a serem preenchidos e o que cada um significa.

Após clicar em Loja aparecerá uma tela para pesquisar as Lojas já cadastradas e no canto superior direito um botão de Nova, como mostra a imagem abaixo.

Após selecionar o botão Nova, mostrará a tela com os campos para o cadastro da Loja. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento de 7 (sete) abas que são: Identificação, Endereço, Depósito, Coban, Convênios Próprios, Recarga e Conciliação Fixa. A imagem abaixo mostra os campos da aba de Identificação.

Os campos a serem preenchidos da aba de Identificação são:

  1. Estabelecimento – Seleciona o número do Estabelecimento cadastrado;
  2. Número Loja – Número da Loja a ser cadastrada;
  3. CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
  4. Controle Interno – Campo para gerenciamento;
  5. Razão Social – É o nome devidamente registrado da empresa;
  6. Nome Fantasia – É o nome fantasia da empresa;
  7. Consultor – Seleciona o consultor que ficará responsável pela Loja;
  8. Ativo – Essa opção ativa a Loja para realizar os procedimentos normais de acordo com sua empresa. Esta opção estando desmarcado, a Loja fica impossibilitada de realizar qualquer tipo de transação;
    Não Conciliar – Com esta opção marcada a Loja não realiza o processo de conciliação. Nunca deixe marcada essa opção se sua empresa utiliza à conciliação.
  9. Não Conciliar – Com esta opção marcada a loja não realiza o processo de conciliação. Nunca deixe marcada essa opção se sua empresa utiliza à conciliação;
  10. Conciliar até o Limite - Concilia até atingir o limite desprezando alívios pendentes.
  11. Habilitar Perfil GCB Automático - Conforme o nome já informa, habilita o perfil gcb automático.
  12. Emissão Automática Alívio - Emite automaticamente os alívios.

A imagem abaixo mostra a aba Endereço, onde todos os campos devem ser preenchidos para facilitar o cadastro da Loja junto a empresa arrecadadora.

Os campos a serem preenchidos da aba Endereço são:

  1. Endereço – Endereço da Loja;
  2. Complemento – Complemento de endereço caso necessário;
  3. Bairro – Bairro da Loja;
  4. Filtrar Cidade Por UF - Órgão emissor
  5. Cidade – Cidade da Loja;
  6. CEP – Código de Endereçamento Postal;
  7. DDD – Prefixo da região do Telefone;
  8. Telefone – Número do Telefone;
  9. Ramal – Ramal do Telefone;
  10. Nome para entrar em contato – Nome do responsável para contato;

A imagem abaixo mostra a aba Depósito, onde todos os campos devem ser preenchidos de acordo com as informações bancárias da Loja.

Os campos a serem preenchidos da aba Depósito são:

Depósito Comissão

  1. Banco – Banco utilizado pela Loja;
  2. Agência – Número da agência;
  3. Conta – Número da Conta Corrente;
  4. Nome do Favorecido – Nome do favorecido da conta;
  5. CPF/CNPJ – Cadastro de Pessoa Física / Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;

Conta Depósito Alívio

  1. Conta Corrente - Número da conta para depósito.

A imagem abaixo mostra a aba Coban, onde são habilitados os pontos para operarem como correspondentes bancários.

Os campos a serem preenchidos da aba Coban são:

  1. Utiliza Loja Transacional - Caso essa loja opere para outro estabelecimento;
  2. Número Agência – Número da agência;
  3. Limite – Valor máximo disponível para conta;
  4. Tipo Conciliação – Digita o número do tipo de conciliação que a empresa utiliza. 0 (zero) para conciliação no mesmo dia, 1 (um) para conciliação no dia seguinte e 2 (dois) para conciliação com dois dias.
  5. Meta - Meta estipulada.
  6. Bloquear Recebimento via Coban - Impede recebimento de produtos de coban
  7. Processa GCB 24hrs - Processa o arquivo em um determinado horário.
  8. Migrado CBF801- Utilizado quando um ponto sair de ACB para GCB.
  9. Perfil Comissão - Informa o perfil de comissão de uma loja.

A imagen abaixo mostra a aba Conv. Próprios, onde o cliente pode fazer os cadastros de convênios próprios caso utilize algum.

Os campos a serem preenchidos da aba Conv. Próprios são:

  1. Limite Convênios – Valor máximo disponivél para o convênio;
  2. Tipo Conciliação – Digita o número do tipo de conciliação que a empresa utiliza. 0 (zero) para conciliação no mesmo dia, 1 (um) para conciliação no dia seguinte e 2 (dois) para conciliação com dois dias.
  3. Bloquear Recebimento via Convênios - Impede recebimentos de convênios

A imagem abaixo mostra a aba Recarga, onde o cliente pode fazer os cadastros de recargas caso utilize esta função.

Os campos a serem preenchidos da aba Recarga são:

  1. Antecipar Comissão – Desconta o valor da comissão no ato da venda;
  2. Limite Recarga – Valor máximo disponível para Recargas;
  3. Tipo Conciliação – Digita o número do tipo de conciliação que a empresa utiliza. 0 (zero) para conciliação no mesmo dia, 1 (um) para conciliação no dia seguinte e 2 (dois) para conciliação com dois dias.
  4. Perfil Credencial - Define a credencial vinculado a loja.
  5. Credencial Recarga - Define a credencial recarga vinculada a loja.
  6. Bloquear Recebimento via Recarga - Impede o recebimento de recarga.

A imagem abaixo mostra a aba Conciliação Fixa, onde pode ser indicado o tipo de conciliação de uma determinada loja.

Obs.: Caso existam dúvidas na configuração dos dados para essa tela, consultar os manuais https://manual.servicenet.com.br/doku.php?id=manuais:cofre e https://manual.servicenet.com.br/doku.php?id=manuais:deposito para que seja realizada a configuração do ponto de forma correta.


5 Terminal

Para cada POS utilizado na empresa com o software Servicenet é necessário, obrigatoriamente, ser criado um terminal. Ao criar um terminal é gerado automaticamente um ID DO TERMINAL, onde todas as informações inseridas neste cadastro são reconhecidas.

As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro do Terminal no Gestor Web Kronos, observe os campos a serem preenchidos e o que cada um significa.

Após passar o mouse no menu Terminal duas opções são apresentadas, Cadastros e Senha Supervisão . Ao clicar na opção Cadastros aparecerá uma tela para pesquisar os Terminais já cadastrados e no canto superior direito um botão de Novo, como mostra a imagem abaixo.

Após selecionar o botão Novo, mostrará a tela com os campos para o cadastro do Terminal. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento de 4 (quatro) abas que são: Principal, Configuração, Coban e Limites. A imagem abaixo mostra os campos da aba de Principal.

Os campos a serem preenchidos da aba Principal são:

  1. Número do Terminal – Numeração de acordo com o padrão de cadastro na empresa;
  2. Estabelecimento – Seleciona o número do Estabelecimento vinculado;
  3. Loja – Seleciona o número da Loja que utiliza o Terminal;
  4. Apresentação – Preencha com a nomenclatura que deseja aparecer na tela do POS;
  5. Esses campos são preenchidos com as informações do local que o POS será implantado;
  6. Observação – Campo para registrar qualquer tipo de observações sobre o terminal;
  7. Transmissão Automática – Campo para configuração de horário para transmissão automática;
  8. Consultor – Seleciona o consultor que ficará responsável pela Loja;
  9. Limite de Arrecadação – Limite para arrecadação de convênios próprios.

A imagem abaixo mostra os campos da aba de Configuração.

Os campos a serem preenchidos da aba Configuração são:

  1. Campos de marcação caso necessário:
    • Ativo – Quando esta opção estiver selecionada, ativa o terminal para recebimento de contas;
    • Bloqueado – Bloqueia o terminal para o recebimento de contas e vendas de produtos, mantendo o terminal ativado;
    • Imprimir comprovante em 2 vias – Imprime a via do caixa e a via do cliente;
    • Solicitar Confirmação do Valor – Obriga o operador digitar o valor da conta antes de finalizar o procedimento de recebimento da mesma;
    • Receber Contas em Lote – Possibilita ao terminal receber contas em Lote caso a opção seja marcada;
  2. Campos de marcação caso necessário:
    • Faz Recarga – Campo deve ser marcado caso o terminal realize recarga online ou através de Pin;
    • Operar On-line – Campo deve ser marcado para que o terminal possa operar On-line;
    • Validar Serial POS – Campo deve ser marcado caso seja necessário a validação do serial do POS;
    • Confirmar Impressão da Recarga - Obriga o operador a confirmar a impressão das recargas;
    • Bloquear Reimpressão de Comprovante - Bloqueia que o operador reimprima um comprovante;
    • Força Inicialização - Obriga ao operador a inicializar o terminal;
    • Não Exibir Alívio Avulso - Não exibe os alívios avulsos;
    • Não Exibir Lote Envelope - Não exibe os lotes por envelope;
    • Forçar Fechamento - Obriga o operador a realizar o fechamento;
  3. Senha Supervisão – Digite uma senha de segurança para ter acesso as configurações do POS, recomendamos utilizar uma senha padrão para todos os terminais cadastrados em sua empresa.
  4. Tipo do PinPad – Apenas selecionar caso o POS's utilize PinPad Externo;
  5. Porta PinPad – Apenas definir caso o POS's utilize PinPad Externo;
  6. Confirmar senha – Confirmar a senha digitada no campo 'Senha Supervisão'.

A imagem abaixo mostra os campos da aba de Coban.

Os campos a serem preenchidos da aba Coban são:

  1. Ativar Perfil Secundário - Caso seja necessário deve estar marcado para utilizar o perfil secundário;
  2. Perfil Secundário - Local para indicar o perfil secundário;
  3. N° PDV – Deve-se preencher com o número do PDV para cadastro;
  4. Convênio – Deve-se preencher com o Convênio utilizado no terminal;
  5. Agência – Deve-se preencher com a Agência utilizada pelo terminal.

A imagem abaixo mostra os campos da aba de Limites.

  1. Limite de Encaixe - Local para definir o limite do encaixe do terminal;
  2. Valor Mínimo para Troco - Local para definir o valor mínimo para troco;
  3. Quantidade de Estornos Automáticos - Local para definir a quantidade estornos por dia;

6 Operador

O Operador é a pessoa que está habilitado para realizar as operações do POS diariamente.

As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro do Operador no Gestor Web Kronos, observe os campos a serem preenchidos e o que cada um significa.

Após clicar em Operador aparecerá uma tela para pesquisar os Operadores já cadastrados e no canto superior direito um botão de Novo, como mostra a imagem abaixo.

Após selecionar o botão Novo, mostrará a tela com os campos para o cadastro do Operador. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento da aba Principal, como mostra a imagem abaixo.

Os campos a serem preenchidos na aba Principal são:

  1. Nome – Nome do Operador;
  2. Ativo – Esta opção automaticamente já vem marcada, caso deseje desativa o operador desmarque-a;
  3. Matricula – Informação interna da empresa;
  4. Login – Para realizar qualquer procedimento no POS é necessário o cadastro do login do operador. Cadastre de acordo com as informações cadastrais padrão da sua empresa;
  5. Senha – Da mesma forma que o Login, o POS solicita a senha do operador, cadastre a senha que o operador irá utilizar no manuseio do POS;
  6. Confirmar Senha – Confirme nesse campo a senha que escolheu no campo anterior;

A seguir segue o que pode ser preenchido na aba Mobile caso necessário,vide a imagem abaixo.

Os campos a serem preenchidos na aba Mobile são:

  1. E-mail – Deve ser inserido o email que será utilizado para logar no Mobile;
  2. Senha Mobile – Deve ser inserida a senha para acesso ao mobile;
  3. Confirmar Senha Mobile – Deve ser inserida novamente a senha a fim de confirmar a mesma.

A imagem abaixo mostra o campo a ser preenchido na aba Cofre caso seja utilizado cofre inteligente.

  1. Login Cofre – Login para utilizar no cofre;

Abaixo segue os campos a serem preenchidos na Aba Vincular.

Nessa aba o gestor pode optar por vincular o operador a uma loja ou especificamente a um terminal.

  1. Estabelecimento – Para que o operador seja vinculado a uma loja ou terminal deve ser indicado de qual estabelecimento pertence;
  2. Vincular Terminal – Essa opção permite vincular o operador a um determinado terminal, ou seja, o operador não conseguirá trabalhar em um terminal diferente do que esta vinculado.
    • Terminal – Selecione terminal para vincular o operador.

7 Tarifas

As Tarifas vão habilitar os convênios cadastratos que serão utilizados no terminal.

As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro das Tarifas no Gestor Web Kronos, observe os campos a serem preenchidos e o que cada um significa.

Após clicar em Tarifa Terminal aparecerá uma tela para pesquisar as Tarifas já cadastradas e no canto superior direito um botão de Cadastro Detalhado, como mostra a imagem abaixo.

Após selecionar o botão Cadastro Detalhado, mostrará a tela com os campos para o cadastro da Tarifa. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento da aba Cadastro Detalhado, a imagem abaixo mostra os campos dessa aba.

Os campos a serem preenchidos da aba Cadastro Detalhado são:

  1. Num. Terminal – Informe o número do terminal e em seguida clique no botão;
  2. Terminal – Selecione o número informado na opção anterior;
    Esses campos informam os convênios que deseja vincular as tarifas. Os convênios são cadastratos um por um, ou seja, esses passos são realizados para cada tipo de convênio cadastrados, por exempo, GCB de 4 blocos e de 5 blocos, e até produtos como a Recarga.
  3. Nome do Convênio – Informe o nome do convênio e em seguida clique no botão;
  4. Convênio – Selecione o convênio informado na opção anterior;
  5. Recebimento – Ao desmarcar esta opção, é desativado o recebimento desse convênio para o terminal selecionado;
  6. Tarifa – O valor da tarifa que deseja inserir ao convênio utilizado no terminal;
  7. Valor Max. da Conta – Valor máximo de recebimento por conta, por exemplo, o terminal não aceita boletos com valores superior a 1.000,00 reais;
  8. Área de Convênio – Controles utilizado em alguns convênios próprios, o preenchimento vai de acordo com cada convênio;
  9. Usar Hórario Especial – Serve para limitar o horário de recebimento dos convênios.

Existe também a opção de realizar cadastro em lote, como mostra a imagem abaixo.

Ao clicar na opção Cadastro em Lote, mostrará a tela com os campos para o cadastro em lote. A imagem abaixo mostra os campos dessa aba.

Os campos a serem preenchidos da aba Cadastro em Lote são:

  1. Num. Terminal – Informe o número do terminal e em seguida clique no botão Filtrar;
  2. Terminal – Selecione o número informado na opção anterior;
  3. Nome Convênio – Informe o nome do convênio e em seguida clique no botão Filtrar.

8 Contatos Suporte

Em caso de dúvidas ou outras solicitações, basta entrar em contato conosco através de uma de nossas vias de atendimento.

  • +55 (83) 3576-6225
  • +55 (83) 98112-5775
  • Email: suporte@servicenet.com.br
manuais/kronos.txt · Última modificação: 2023/09/11 14:54 por everton.dias