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Manual Básico de Implantação do Ponto no Kronos


Introdução

Para utilizarmos à aplicação ServiceNet nos diversos modelos de POS’s existentes no mercado é necessário ser realizado os procedimentos de cadastro no nosso Gestor Web Kronos. Desenvolvido para melhorar, facilitar, agilizar e, o mais importante, satisfazer o usuário que utilizará esta ferramenta para gerenciar sua rede de forma simples e organizada.

Abaixo mostraremos como são realizados os cadastros e o significado de cada campo referente às telas mostradas.


1. Sub-Rede


É a divisão de uma arrecadadora onde se agrupa certa quantidade de terminais. Por exemplo, uma arrecadadora de um determinado estado divide sua rede por cidades, essa divisão chamamos de sub-rede.

Para criação da sub-rede seguimos o menu Início > Rede > Infra > Sub-rede.

Para o cadastro, será selecionado o botão que fica localizado no canto superior direito da tela:

Após selecionar o botão Nova, mostrará a tela com os campos para o cadastro da Sub-rede. Segue imagem à abaixo:

Para finalizar o cadastro da Sub-rede, é necessário que os campos mostrados na imagem sejam devidamente preenchidos.

  1. Nome - Nome da sub-rede;
  2. Nome POS - Preencha com o nome que será impresso no comprovante.
  3. CheckBox Próprio - Informa que os estabelecimentos vinculados a essa sub-rede serão postos próprios.

2. Estabelecimento


São pontos de vendas ou locais onde são realizados os recebimentos de contas, pagamentos de benefícios e venda de produtos. Por exemplo, recarga de celular e outros de acordo com sua empresa.

As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro do Estabelecimento no Gestor Web Kronos.

Para criação do estabelecimento seguimos o menu Início > Rede > Infra > Estabelecimento.

Para o cadastro, será selecionado o botão que fica localizado no canto superior direito da tela:


Após selecionar o botão Novo, mostrará a tela com os campos para o cadastro do Estabelecimento. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento de quatro abas que são:

1. Identificação;
2. Endereço e Contato;
3. Sócios ;
4. Coban.

Cada função será habilitada de acordo com a necessidade da empresa. Iremos começar pela Identificação:

Os campos a serem preenchidos da aba de Identificação são:

  1. Segmento - Informação de qual área segue o estabelecimento;
  2. Número Estabelecimento - Esse campo deve conter 15 dígitos;
  3. Razão Social – É o nome devidamente registrado da empresa;
  4. Nome Fantasia – Nome comercial do estabelecimento;
  5. Sub-rede – Nome da sub-rede cadastrada;
  6. CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
  7. Insc. Estadual – Registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual;
  8. Número Contrato – Essa informação é gerada de acordo com o padrão de cadastro da empresa;
  9. Ativo - Essa opção ativa o Estabelecimento para realizar os procedimentos normais de acordo com sua empresa. Esta opção estando desmarcado, o Estabelecimento fica impossibilitado de realizar qualquer tipo de transação.



Abaixo mostraremos a aba Endereço e Contato:

Os campos a serem preenchidos da aba de Endereço e Contato são:

  1. Logradouro – Rua/Avenida;
  2. Endereço – Endereço geral;
  3. Número – Número do estabelecimento;
  4. Complemento – Complemento caso necessário;
  5. Bairro – Bairro onde situado o estabelecimento;
  6. Estado - Estado onde situado o estabelecimento;
  7. Cidade – Cidade onde situado o estabelecimento;
  8. CEP – CEP do estabelecimento;
  9. DDD – Prefixo do Telefone;
  10. Telefone – Telefone do estabelecimento;
  11. DDD 2 – Prefixo do segundo Telefone;
  12. Telefone 2 – Segundo Telefone;
  13. Nome Contato – Nome do encarregado pelo contato do estabelecimento;
  14. E-mail – Email do encarregado pelo contato;
  15. Consultor – Selecionar consultor já cadastrado;
  16. Método de Contato – Método para contato com o encarregado pelo estabelecimento.



A imagem abaixo mostra a aba Sócios, onde os campos a serem preenchidos indicam os dados pessoais dos possíveis sócios do Estabelecimento.



A imagem abaixo refere-se a aba Coban, onde são habilitados os pontos para operarem como correspondentes bancários. É necessário o preenchimento correto dessas informações, as mesmas são cedidas pelo banco correspondente.

  1. Coban – Informações fornecidas pelo Banco ;
  2. MCI – Informações fornecidas pelo Banco ;
  3. Agência – Informações fornecidas pelo Banco ;

Observação ⚠️


É de suma importância que sejam verificadas as informações e preenchidas, corretamente, para evitar diversos tipos de problemas que comprometem a operabilidade do ponto.


3. Loja


Sua função é dividir e organizar os terminais dentro do Estabelecimento. Toda loja, obrigatoriamente, está vinculada a um Estabelecimento que, por sua vez, pode conter várias Lojas.

As imagens abaixo mostram a ordem do cadastro da Loja no Gestor Web Kronos.

Para criação da loja seguimos o menu Início > Rede > Infra > Loja > Listar.

Para o cadastro, será selecionado o botão que fica localizado no canto superior direito da tela:


Após selecionar o botão Novo, mostrará a tela com os campos para o cadastro da Loja. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento de oito abas que são:

1. Identificação;
2. Endereço;
3. Depósito;
4. Coban;
5. Conv. Próprios;
6. Recarga;
7. Conciliação Fixa;
8. Mapa Alívio Gerencial.

Cada função será habilitada de acordo com a necessidade da empresa. Iremos começar pela Identificação:

Os campos a serem preenchidos da aba de Identificação são:

  1. Segmento
  2. Estabelecimento
  3. CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
  4. Razão Social
  5. Nome Fantasia
  6. Consultor
  7. Número Loja
  8. Controle Interno
  9. Tipo Loja
  10. Ativo – Essa opção ativa a Loja para realizar os procedimentos normais de acordo com sua empresa. Esta opção estando desmarcado, a Loja fica impossibilitada de realizar qualquer tipo de transação;



Abaixo mostraremos a aba Endereço:

Os campos a serem preenchidos da aba de Endereço são:

  1. Região
  2. Endereço – Endereço geral;
  3. Número – Número do estabelecimento;
  4. Complemento
  5. Agência Malote
  6. Bairro
  7. Filtrar Cidade por UF
  8. Cidade
  9. CEP
  10. Cidade Malote
  11. DDD
  12. Telefone
  13. Ramal
  14. Nome para entrar em contato



Abaixo mostraremos a aba Depósito, onde todos os campos devem ser preenchidos de acordo com as informações bancárias da Loja:

Depósito Identificado - Saque Fácil

  1. Banco – Banco utilizado pela Loja;
  2. Agência – Número da agência;
  3. Conta – Número da Conta Corrente;
  4. Favorecido – Nome do favorecido da conta;
  5. CPF/CNPJ – Cadastro de Pessoa Física / Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  6. RG – Documento Nacional de Identificação Civil;
  7. Órgão Emissor – Órgão Emissor do RG.

Depósito Créditos - Dependendo das configurações da loja, a conta poderá ser usada para depósitos de alívio ou depósitos de crédito.

  1. Banco – Banco utilizado pela Loja;
  2. Agência – Número da agência;
  3. Conta – Número da Conta Corrente;
  4. Favorecido – Nome do favorecido da conta;
  5. CPF/CNPJ – Cadastro de Pessoa Física / Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;

Conta Depósito Alívio - É a conta que receberá os valores de alívio automático de recarga e convênio para entidades que estejam configuradas para alívio automático por depósito.

  1. Conta Corrente - Número da conta para depósito.



Abaixo mostraremos a aba Coban, onde são habilitados os pontos para operarem como correspondente bancários:

  1. Utiliza Loja Transacional - Caso essa loja opere para outro estabelecimento;
  2. Agência – Número da agência
  3. Limite – Valor máximo disponível para conta;
  4. Tipo Conciliação – Digita o número do tipo de conciliação que a empresa utiliza. 0 (zero) para conciliação no mesmo dia, 1 (um) para conciliação no dia seguinte e 2 (dois) para conciliação com dois dias.
  5. Limite Máximo p/ Controle LOD -
  6. Taxa CGR -
  7. Desconto Manual no CGR-
  8. Habilitar Perfil GCB Automático -
  9. Bloquear Recebimento via Coban - Impede recebimento de produtos de coban;
  10. Processa GCB 24hs - Processa o arquivo em um determinado horário;
  11. Migrado CBF801 - Utilizado quando um ponto sair de ACB para GCB;
  12. Controle Lod Automático -
  13. Perfil Comissão - Informa o perfil de comissão de uma loja;
  14. Meta - Meta estipulada.



Abaixo mostraremos a aba Conv. Próprio:

  1. Limite Convênios – Valor máximo disponivél para o convênio;
  2. Tipo Conciliação – Digita o número do tipo de conciliação que a empresa utiliza. 0 (zero) para conciliação no mesmo dia, 1 (um) para conciliação no dia seguinte e 2 (dois) para conciliação com dois dias.
  3. Dias para Geração dos Boletos para Alívios - Se marcado algum dia, o BOT irá gerar boletos considerando o dia e tipo de conciliação;
  4. Bloquear Recebimento via Convênios - Impede recebimentos de convênios.



Abaixo mostraremos a aba Recarga:

  1. Limite Recarga – Valor máximo disponível para Recargas;
  2. Tipo Conciliação – Digita o número do tipo de conciliação que a empresa utiliza. 0 (zero) para conciliação no mesmo dia, 1 (um) para conciliação no dia seguinte e 2 (dois) para conciliação com dois dias;
  3. Perfil Recarga - Define o perfil recarga vinculada a loja;
  4. Credencial Recarga - Define a credencial vinculado a loja;
  5. Antecipar Comissão – Desconta o valor da comissão no ato da venda;
  6. Bloquear Recebimento via Recarga - Impede o recebimento de recarga;
  7. Dias para Geração dos Boletos para Alívios - Se marcado algum dia, o BOT irá gerar boletos considerando o dia e tipo de conciliação.



Abaixo mostraremos a aba Conciliação Fixa, onde pode ser indicado o tipo de conciliação de uma determinada loja:

  1. Não Conciliar -
  2. Conciliar até Limite -
  3. Emissão Automática Alívio -
  4. Conciliar Agrupado -
  5. Emitir Boleto na Abertura -
  6. Informar Sangria Fechamento -
  7. Alívio por Depósito -
  8. Marque o(s) dias(s) para Conciliação -
  9. Conciliar com Confre -
  10. Terminal para Alívio Automático -
  11. Horário Início Atividades -
  12. Horário Encerramento Atividades -



Abaixo mostraremos a aba Mapa Alívio Gerencial


5. Terminal


Para cada POS utilizado na empresa, é obrigatoriamente necessário ser criado um terminal.

Para criação do terminal seguimos o menu Início > Rede > Infra > Terminal.

Para o cadastro, será selecionado o botão que fica localizado no canto superior direito da tela:


Após selecionar o botão Novo, mostrará a tela com os campos para o cadastro do terminal. A realização desse cadastro se dá pelo preenchimento de quatro abas que são:

1. Principal;
2. Configuração;
3. Coban;
4. Limites.

Iremos começar pela Principal:

Os campos a serem preenchidos da aba de principal são:

  1. Numero Terminal - I;
  2. Estabelecimento - E;
manuais/ponto.txt · Última modificação: 2022/06/20 10:58 por sonia.lopes